terapia online tem efeitos duradouros

Terapia cognitivo comportamental online
tem efeitos duradouros

O que foi avaliado

Dirigida por pesquisadores de universidades da Suécia, iniciou-se em 2005 uma pesquisa científica que visou verificar se os ganhos obtidos através terapia cognitivo comportamental online seriam sustentados após 5 anos de encerrado o tratamento.

Para este estudo, foram selecionadas 80 pessoas com diagnóstico de transtorno de ansiedade social. Os participantes preencheram questionários e testes e foram entrevistados pelos pesquisadores antes do tratamento, no ano seguinte ao seu encerramento e 5 anos depois.

Os questionários, testes e entrevistas mediam a evolução dos casos através das respostas dos pacientes sobre como se sentiam ou agiam em situações, como eventos que exigissem desempenho ou interação social.

Como foi o tratamento

O tratamento cognitivo comportamental pela internet foi realizado no formato de textos enviados por meio da plataforma virtual do projeto. Cada módulo de texto continha informações e exercícios de casa, com temas sobre habilidades sociais, prevenção de recaída, exposição e reestruturação cognitiva.

Durante a fase de tratamento, cada participante teve o apoio de um profissional da psicologia que lhe fornecia feedback personalizado, permanecendo em contato com ele através de comunicações por e-mail.

Resultados da pesquisa

Os resultados confirmaram que o tratamento cognitivo comportamental da ansiedade social através da internet teve efeitos amplos e duradouros. As melhorias nas medidas de ansiedade social após 1 ano de encerrado o tratamento foram sustentadas também após os 5 anos seguintes.

Os participantes foram perguntados sobre a quais fatores atribuíam os seus avanços em relação à ansiedade social após os 5 anos e a maioria (entre 60 e 70%) considerou ser a terapia cognitivo comportamental o aspecto mais importante.

Segundo os pesquisadores, uma das grandes vantagens do tratamento online é a de que os pacientes podem manter em seus computadores os registros das interações por texto, bem como exercícios e materiais de apoio para revisarem sempre que sentirem necessidade, potencializando os ganhos obtidos.

A importância do tratamento

O transtorno de ansiedade social está associado com prejuízo funcional e muitas vezes torna-se crônico, se não tratado.

Nos últimos anos, a terapia cognitivo comportamental realizada através da internet ao redor do mundo tem demonstrado eficácia em vários estudos controlados, em paridade com aquela observada para a terapia cognitivo comportamental no consultório tradicional. Em ambos os ambientes, os componentes do tratamento e as bases teóricas são as mesmas.

Reafirmando o que vem sendo descrito em diversas outras pesquisas sobre terapia psicológica online, na interação online há forte relação terapêutica, o que foi apontado neste estudo pelo escore de 94% de satisfação entre os participantes com o tratamento e 91% com os feedbacks dos seus terapeutas.

Publicação original: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3221374/#!po=67.5000

No Brasil, a consulta psicológica online pode ser realizada por psicólogos credenciados, com site aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. Se você se interessou por este tratamento e precisa de ajuda, entre em contato conosco!

 

Por: Carine Campos, psicóloga, CRP 12/10.960.

Consulta Online?
Acesse

Exercícios