teste de personalidade quati
Teste de personalidade Quati

     O teste de personalidade Quati irá lhe ajudar a definir seu estilo cognitivo, suas preferências e a visualizar com bastante clareza sobre como você prefere agir, ou seja, irá delinear alguns de seus comportamentos usuais.

     A análise mais precisa de um teste psicológico, entre eles os testes de personalidade, se dá através do levantamento também de outros dados em sessão. Você até pode ler e compreender sozinho seus resultados, mas o mais indicado é que o psicólogo lhe oriente neste momento. Se você e seu psicólogo trabalham o entendimento dos aspectos apontados, aumentam em muito as chances de você realmente utilizar estes conhecimentos em sua busca pelo desenvolvimento pessoal.

    O resultado do teste de personalidade Quati promove o autoconhecimento nos seguintes temas: qual costuma ser o foco da sua atenção; de que maneira você prefere receber informações; e em que você se baseia para tomar decisões.

     Quanto ao foco de sua atenção, ele pode ser ou basicamente interno, evidenciado em suas representações mentais, ideias e sentimentos ou pode ser voltado para o mundo externo, voltado para os fatos.

     Quando o foco da atenção encontra-se voltado para o mundo interno, o seu perfil será identificado nos resultados do teste Quati como Introvertido. São pessoas que tendem a se dedicar profundamente sobre algum assunto, podendo se tornar especialistas com alguma facilidade, em suas profissões.

     Já o perfil Extrovertido demonstra ter o foco de sua atenção em situações e fatos com que se relaciona diretamente. A pessoa com perfil extrovertido apresenta, ainda, a capacidade de experimentar o mundo antes de entendê-lo, podendo adaptar-se naturalmente em ambientes com muita estimulação.

    Em relação à maneira pela qual a pessoa recebe informações, temos dois outros aspectos importantes, a Sensação e a Intuição. 

     As pessoas definidas com predominância em Sensação vivem o presente intensamente, são práticas e realistas, sem investir tanta energia em imaginar mudanças. São com facilidade pessoas estáveis, conservadoras, tendem a observar e a criar uma ideia bastante concreta sobre a vida, compilando suas conclusões.

     Já quem se encontra mais voltado à Intuição, tenta captar a ideia geral que norteia uma situação. São pessoas que percebem o todo, são imaginativas, e tem muita facilidade em criar e inovar. Voltam-se mais para todas as possibilidades futuras sem se deterem tanto às características concretas presentes.

     A tomada de decisões pode ser baseada em regras ou em preferências pessoais.

     As pessoas que tomam suas decisões com base no que consideram justo, detém-se a padrões lógicos e coerentes. No teste de personalidade Quati, são geralmente classificadas com força para a característica do Pensamento.

     Quando a pessoa decide suas ações em função de suas preferências pessoais, mais do que pela justiça ou lógica, provavelmente terá apontado em seu resultado força para a característica Sentimento. Estas são pessoas que preferem dizer a verdade aos outros indiretamente, tendo ainda bastante facilidade para viverem situações informais.

     As suas respostas no teste de personalidade Quati devem ser apontadas em função do que você faria e não do que gostaria de fazer em cada situação solicitada, por exemplo, preparando uma viagem, relacionando-se no trabalho ou em sua vida pessoal.

     Ao participar da realização do teste, você não deve se preocupar com quais respostas seriam as certas, todas as respostas no teste são certas e emitem uma noção interessante, curiosa e geralmente agradável sobre o seu perfil.

 

O teste de personalidade Quati é aplicado online pelas psicólogas no Conecta Psicologia.
Se você já é cliente no nosso site de consultas, solicite a realização totalmente gratuita.

 

Autora: Carine Campos, psicóloga, CRP 12/10.960.

Consulta Online?
Acesse

Exercícios