feedback

Reunião de feedback

Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar. Muitas vezes em trabalhos de equipe ou cargos de gestão precisamos utilizar a habilidade de oferecer ao outro um retorno sobre seu trabalho que o motive a melhorar.

Um bom feedback faz com que a pessoa que o recebe utilize-o para continuar se desenvolvendo. Alguns autores classificam o feedback em positivo e negativo. Aqui, mencionaremos dicas para um feedback completo, o qual comporta aspectos dos pontos que precisam ser trabalhados até aqueles que já estão bem resolvidos.

Para que a reunião de feedback ocorra da melhor forma, siga algumas dicas:

- Organize-se para que a reunião de feedback ocorra em um lugar propício, sem ruídos, elementos de distração ou interrupções de outras pessoas. 

- Inicie a conversa informalmente. Geralmente o colaborador está tenso imaginando se está tendo um resultado à altura do esperado. A dica é: procure reduzir a tensão começando a conversa com um ponto relativamente simples.

- Promova uma interação baseada em um roteiro definido previamente. Isso o ajudará a que todos os dados sejam repassados e poderá evitar mal entendidos.

- Comece falando dos pontos positivos do interlocutor, tentando valorizar seu esforço e os resultados já alcançados.

- Pontue o que precisa ser dito citando fatos, ao invés de usar sentenças generalizadas, isso demonstra que você está atento e ao mesmo tempo que respeita o seu colaborador. Por exemplo, diga “observei que você chegou atrasado no começo da semana passada e ontem e hoje”, em vez de “você tem chegado sempre atrasado”.

- Procure ser empático, buscando verdadeiramente encontrar uma solução para os possíveis problemas.

- Desligue o celular, procure não atender ao telefone, busque um tempo para se dedicar somente à reunião.

- Tente estabelecer a confiança e criar um vínculo positivo entre você e o colaborador, demonstre abertura para que ele lhe pergunte como agir se ele encontrar dificuldades nos processos.

- Pontue no feedback apenas algo que já está bom ou que possa ser melhorado, é ineficaz desviar para assuntos que não estão ao alcance do colaborador melhorar.

- Mais para o final da reunião de feedback, faça um resumo do que foi conversado e dos possíveis arranjos que foram combinados.

-  Defina um “diário de bordo” onde sejam registrados os principais pontos da reunião e as ações esperadas.

- Termine a reunião de feedback com uma fala motivadora, como por exemplo “vamos estar aqui, somos uma equipe e iremos lhe ajudar no que estiver ao nosso alcance”.

Seguindo estas dicas você estará ainda mais habilitado a ajudar no desenvolvimento de pessoas. Algumas dicas do feedback poderão até mesmo serem utilizadas em interações em sua vida pessoal.

 

Autoras: Amanda Cristina Fioretto, psicóloga, 06/103301 e Amanda P. Horn Silva, psicóloga, 06/124692.

Consulta Online?
Acesse

Exercícios