consulta psicológica online
Consulta psicológica online

Você sabia que já existe uma maneira muito dinâmica, simples e efetiva de realizar consultas com um psicólogo? É através da internet. 

Os psicólogos brasileiros estão autorizados a atenderem seus pacientes através da internet, desde que seus serviços estejam claramente propostos em um site e que este seja aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. No início dos anos 2000 foram firmadas as primeiras regras para esta prática que atualmente ganha cada vez mais espaço e credibilidade no país.

Quando o serviço de consulta ocorre através da internet, denomina-se orientação psicológica, em vez de terapia ou psicoterapia. O trabalho de orientação é um pouco mais direcionado e breve, onde se procura avançar com soluções nos assuntos mais relevantes para o paciente naquele momento.

O atendimento online na modalidade de orientação psicológica vem ajudando pacientes em todo o país, além de muitos brasileiros residentes em outros países.

Alguns exemplos de problemáticas abordadas nos processos de orientação online são: dúvidas quanto a que carreira seguir; sensibilidade com a saída dos filhos de casa; adaptações para morar junto com o cônjuge; autoconhecimento e treino de novas habilidades em relação a medos extremos/ansiedade; adaptação do brasileiro em outra cultura e país; apoio em fase de estudo para concursos; orientação a mães/pais para conhecerem as maneiras mais saudáveis de educação de crianças; ajuda profissional para melhor lidar com filhos adolescentes; orientação prática sobre como administrar o tempo, etc.

A proximidade da consulta psicológica online

Muitas pessoas preferem ter contato com a sua psicóloga através da internet por se sentirem ainda mais próximas do que quando a visitam somente uma vez por semana. Ao se trabalhar online com um paciente, mesmo não sendo o exato dia da consulta agendada, costumamos manter contato frequente por e-mail. A acessibilidade e rapidez deste apoio se torna fundamental na motivação do paciente e isso acaba refletindo nos resultados.

Entre as sessões também propomos exercícios escritos ou práticos, ao final enviamos textos e outros materiais relacionados aos assuntos tratados naquele dia.

Com as diversas possibilidades de encontrar com o psicólogo online, não é mais necessário que o paciente fique restrito a escolher um profissional que atenda em sua mesma cidade. Ele pode então buscar profissionais especializados na problemática que precisa trabalhar.

Todo o sigilo é resguardado nas interações online, assim como se fosse em um consultório convencional.

Se você ficou com alguma dúvida, contate-nos no nosso site de realização de consultas, será um prazer conversar com você!

 

Autora: Carine Campos, psicóloga, CRP 12/10.960.

Exercícios