Psicoterapia - O que faltava na sua dieta

 

Comemos para viver, ou vivemos para comer? Você já se perguntou isso?

Emagrecer nunca foi tarefa fácil, você pode conhecer várias técnicas de emagrecimento, vários tipos de dietas, já tentou quase todas, e sempre acaba se perguntando "porque comigo não dá certo?". Agora eu lhe pergunto: você já tentou associar alguma dieta com terapia? A terapia pode ser a sua aliada para perder peso de forma equilibrada.

Esse artigo é voltado principalmente às pessoas que querem perder peso e muitas vezes não conseguem, ou até alcançam seu objetivo mas não se mantém no peso conquistado. Passam por aquelas dietas restritas, ou até mesmo as próprias dietas bem saudáveis, mas muitas vezes apenas uma crise de ansiedade, um momento de tristeza faz você cair de boca naquele doce irresistível, em uma barra de chocolate ou até mesmo em qualquer coisa que vem pela frente. 

Isso tudo pode estar fazendo você fugir do seu objetivo muito facilmente. E você pode estar passando também pelo sentimento de culpa.

O objetivo da psicoterapia como sua aliada é ajudar você a entender o que o leva a essas atitudes autodestrutivas. Em paralelo à reeducação nutricional, a terapia auxilia você a não cometer os "pequenos deslizes" que no final fazem uma grande diferença no peso.

Utilizamos os conhecimentos da ACT (terapia de aceitação e compromisso), criada pelo  psicólogo Americano Steven C. Hayes, que faz parte da psicologia cognitivo comportamental. O objetivo desta terapia  é fazer o paciente entender e mudar o que o induz a ter atitudes autodestrutivas para aliviar sua tensão emocional.

Como Funciona a Terapia como aliada da dieta:

O tratamento cognitivo comportamental para auxiliá-lo a emagrecer poderá ocorrer uma vez por semana ou em outra frequência que seja adequada para você, de acordo com os seus objetivos. Nas sessões, o psicólogo que conhece bem a área de emagrecimento e transtornos alimentares ajudará você trabalhar com suas emoções, principalmente aquela ansiedade, incerteza e questões com a autoestima que levam você a exagerar na comida

É comum que os pacientes utilizem a comida como válvula de escape e nós podemos mudar isso, redefinindo seu modo de pensar para que você faça naturalmente escolhas mais saudáveis e funcionais.

O que faz o paciente desistir da dieta não é a mudança de ideia em relação aos seus objetivos, geralmente é ele não conseguir avançar sozinho diante dos desafios, das restrições e de todas estas mudanças.

Nós iremos trabalhar juntamente com o controle emocional, a possível reavaliação de alguns pensamentos associados aos comportamentos de comer ou de envolver-se nas dietas.

Podem estar ocorrendo pensamentos que lhe “liberam” para comer mais do que o necessário, como “eu mereço”, “depois das férias eu recupero”, não vai fazer tanta diferença”, etc... A psicoterapia vai trabalhar a mudança dos pensamentos dos seus pensamentos, reprogramando o que você pensa em relação a comida.

As pessoas magras pensam como magras, ou seja, gostam de alimentos saudáveis, evitam  tranquilamente alimentos muito calóricos, então iremos ajudá-lo a descobrir como pensar assim para que você alcance todos os seus objetivos.

Conte conosco!

Autora: Psicóloga Emanuele Menegat, CRP 07/13.893

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha