Terapia cognitivo comportamental online tem efeitos duradouros

 

Os resultados de uma pesquisa científica confirmam que a terapia cognitivo comportamental online tem efeitos amplos e duradouros

O que foi avaliado

Dirigida por pesquisadores de universidades da Suécia, iniciou-se em 2005 uma pesquisa científica que visou verificar se os ganhos obtidos através terapia cognitivo comportamental online seriam sustentados após 5 anos de encerrado a terapia online.

Para este estudo, foram selecionadas 80 pessoas com diagnóstico de transtorno de ansiedade social. Os participantes preencheram questionários e testes e foram entrevistados pelos pesquisadores antes do tratamento, no ano seguinte ao seu encerramento e 5 anos depois.

Os questionários, testes e entrevistas mediam a evolução dos casos através das respostas dos pacientes em terapia cognitivo comportamental online sobre como se sentiam ou agiam em situações, como eventos que exigissem desempenho ou interação social.

Como foi a terapia online

A terapia cognitivo comportamental online foi realizada no formato de textos enviados por meio da plataforma virtual do projeto. Cada módulo de texto continha informações e exercícios de casa, com temas sobre habilidades sociais, prevenção de recaída, exposição e reestruturação cognitiva.

Durante a fase da terapia online, cada participante teve o apoio de um profissional da psicologia que lhe fornecia feedback personalizado, permanecendo em contato com ele através de comunicações por e-mail.

Resultados da pesquisa

Os resultados confirmaram que a terapia cognitivo comportamental online para a ansiedade social teve efeitos amplos e duradouros. As melhorias nos resultados de ansiedade social após 1 ano de encerrada a terapia cognitivo comportamental online foram sustentadas também após os 5 anos seguintes.

Os participantes foram perguntados sobre a quais fatores atribuíam os seus avanços em relação à ansiedade social após os 5 anos e a maioria (entre 60 e 70%) considerou ser a terapia cognitivo comportamental o aspecto mais importante.

Segundo os pesquisadores, uma das grandes vantagens da terapia cognitivo comportamental online é a de que os pacientes podem manter em seus computadores os registros das interações por texto, bem como exercícios e materiais de apoio para revisarem sempre que sentirem necessidade, potencializando os ganhos obtidos.

A importância da terapia

O transtorno de ansiedade social está associado com prejuízo funcional e muitas vezes torna-se crônico, se não tratado.

Nos últimos anos, a terapia cognitivo comportamental online ao redor do mundo tem demonstrado eficácia em vários estudos controlados, em paridade com aquela observada para a terapia cognitivo comportamental no consultório tradicional. Em ambos os ambientes, os componentes do tratamento e as bases teóricas são as mesmas.

Reafirmando o que vem sendo descrito em diversas outras pesquisas sobre terapia psicológica online, na interação online há forte relação terapêutica, o que foi apontado neste estudo pelo escore de 94% de satisfação entre os participantes com o tratamento e 91% com os feedbacks dos seus terapeutas.

Publicação original: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3221374/#!po=67.5000

Autora: Psicóloga online Carine Campos, CRP 12/10.960

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha