Emoções

 

Todos os dias, enquanto desenvolvemos as nossas ações rotineiras somos invadidos por inúmeras emoções. E como ocorrem as emoções?

As emoções, assim como as conhecemos, nada mais são do que um conjunto de sensações físicas. Geralmente cada conjunto de sensações é delimitado em um nome, como o amor, a raiva, a saudade, o medo... 

Podemos aprender a observar as sensações e alterações em nosso organismo e assim ficarmos em melhores condições de conhecermos e coordenarmos as nossas emoções.

Podemos, por exemplo, interromper o desenvolvimento de uma paixão. Penso em todos os pacientes que procuram ajuda porque já tinham um relacionamento estável e acabaram se apaixonando por outra pessoa, encontrando aí diversos problemas pela frente.

Se você consegue identificar com clareza seus sentimentos, pode optar por investir em aumentá-los ou reduzi-los, alterando assim o curso que eles tomam e que a sua vida toma, se você não estiver atento. Fica mais fácil renunciar à paixão que não lhe convém logo no início do que quando esta emoção invade a sua vida por inteiro.

Por mais que algumas vezes pareçam roubar o nosso controle, as emoções são apenas coadjuvantes dos nossos comportamentos, não são a causa dos nossos comportamentos. 

Podemos realizar nossas atividades a despeito de qualquer sentimento.

Proponho um exercício, tente anotar as variações de suas emoções ao longo de um dia comum. Tente identificar o que favoreceu cada alteração, se foi algo que você ouviu, algo que você precisou fazer, um infortúnio, uma pessoa que chegou, etc.

Você verá que é capaz de identificar, agir sobre elas e ser ainda mais feliz.

Um grande abraço, bom trabalho!

Autora: Psicóloga online Carine Campos, CRP 12/10.960

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha