Dicas para ser feliz de agora em diante

 

Segundo pesquisadores da psicologia positiva da University of California, 40% da sua chance de ser feliz depende totalmente da sua atitude em voltar-se para a felicidade.

Apenas 10% da sua felicidade estão relacionados aos eventos que ocorrem em sua vida, como passar por dificuldades severas ou ganhar um grande prêmio. Os 50% restantes são, segundo os resultados das pesquisas, determinados pela biologia do seu corpo, em princípio pré-determinada.

A felicidade vem sendo estudada intensivamente na América do Norte e Europa. Na França, além das pesquisas científicas, atualmente há pelo menos dois programas de televisão nos quais um grupo de psicólogos oferece lições cognitivas e comportamentais, bastante práticas aos participantes inscritos. Estas lições vão sendo executadas pelos participantes  e gravadas pela emissora durante 8 semanas, ao final das quais tem se verificado a elevação no grau de felicidade sentido por cada um.

Certamente o tema da possibilidade de agir sobre a própria felicidade interessa a nós brasileiros. Mas quais são as descobertas das pesquisas e principalmente, quais são as recomendações para quem deseja ser ainda mais feliz? Seguem algumas comprovações e conselhos já verificados:

- Conhecer as suas emoções coloca você em vantagem no projeto de aumentar a sua felicidade. Observe-se e conheça-se.

- A felicidade não deve ser tomada como um objetivo maior e distante, mas deve ser vista como o caminho, deve ser trazida para o dia a dia.

- Quando você se sente feliz, todos os aspectos da sua vida se desenvolvem muito melhor. Esta afirmação pode ser o maior motivo para você seguir estes conselhos.

- Transforme o pessimismo em otimismo. São apenas formas de avaliar as situações e uma delas lhe deixa mais feliz.

- Não espere a situação estar excelente para começar. Se estiver excelente, procure entender o que lhe proporcionou isso, reflita e aprenda para que este estado de felicidade persista.

- Valorize as pequenas conquistas e as pequenas alegrias. Procure aumentar a frequência delas no seu dia a dia.

- Enfrente os seus medos. Avalie de maneira racional os seus medos e ao decidir progredir, enfrente-os!

- Concentre-se no momento presente, sinta o prazer de uma alimentação saudável, de um passeio em sua cidade, interesse-se genuinamente pelo instante presente.

- Converse com pessoas diferentes sempre que possível, viaje ou experimente outras rotinas, isto é revigorante.

- Confie em si mesmo, defina o senso para a sua vida e vá em frente.

E você, quais são os seus segredos da felicidade? Conte-nos e compartilhe!

Autora: Psicóloga online Carine Campos, CRP 12/10.960.

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha