Como encontrar ajuda para a Depressão pós parto

 

Dificuldades que você pode estar tendo

Muitas mulheres com sintomas de depressão pós parto relutam em buscar ajuda pelo receio de serem mal compreendidas, principalmente pelos familiares. A família, contente pela chegada do bebê, pode passar a impressão de que este momento deveria ser somente de alegria e a mulher sente dificuldade em compartilhar com eles os seus próprios sentimentos. Quanto a revelar sentimentos negativos ao companheiro, muitas vezes, a mulher pensa que não deve trazer a ele neste momento mais uma preocupação.

Por onde começar

Caso você tenha dificuldade em relatar seus sentimentos negativos em casa, mas sinta que precisa de ajuda, tente falar com o seu obstetra na consulta de retorno, ou ao pediatra do seu filho em uma das diversas consultas de rotina que vocês deverão ter nos próximos meses.

Existem testes para você preencher que medem os sintomas da depressão pós parto , que quando aplicados pelo médico auxiliam a detectar a necessidade de tratamento psicológico. Se um teste destes não estiver disponível, converse com o médico sobre a intensidade e frequência dos seus sentimentos para que ele lhe diga se são sintomas normais e passageiros ou se são graves. O médico pode lhe ajudar a conversar com a sua família ou companheiro para que aceitem mais facilmente o seu tratamento.

Terapia cognitivo comportamental para a depressão pós parto

Boa parte do quadro da depressão pós parto se refere a pensamentos negativos ou irreais sobre o seu estado, sobre o seu bebê. A terapia cognitivo comportamental para depressão pós parto trabalha bastante com estes pensamentos, tornado-os ao final mais funcionais e positivos.

Uma parte do trabalho consiste em levantar possibilidades e tomar pequenas decisões sobre a rotina agora que você tem um bebê para cuidar. Você e seu terapeuta conversarão também sobre como fazer a transição após a licença maternidade de uma maneira mais suave para o trabalho, se este for o seu caso.

Durante as consultas vocês poderão dialogar sobre como entender o seu papel de mãe, sobre os seus valores e os princípios que quer passar para o seu filho, entre outros assuntos importantes para você. Poderão conversar sobre como as mudanças físicas afetam a sua percepção emocional, inclusive.

Também poderão fazer parte das suas consultas os assuntos sobre como dedicar-se ao bebê e ao mesmo tempo manter um relacionamento saudável com o seu companheiro.

Consulta psicológica online para a depressão pós parto

Pela facilidade de estar em contato com a psicóloga, a orientação psicológica online pode ser a solução ideal para as mulheres que estão em dúvida sobre se precisam mesmo de ajuda. 

E quando já estão decididas a participarem das consultas, a orientação online traz as respostas sem a necessidade de grande investimento de tempo ou recursos ou a mobilização de outras pessoas ao seu redor.

As consultas psicológicas online trabalham o mesmo conteúdo que seria abordado no consultório, com todo o sigilo e a confiança de ser atendido por profissionais experientes, dos quais você pode ter muitas informações mesmo antes de começar.

Autora: Psicóloga online Carine Campos, CRP 12/10.960.

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha