Orientação Vocacional

 

 A Orientação Vocacional é uma ferramenta importantíssima da Psicologia.

O psicólogo utiliza recursos e atividades psicoeducacionais para trazer à pessoa interessada a consciência sobre a sua escolha. Normalmente verificamos a expectativa de que o profissional irá trazer o resultado da escolha, através da avaliação ou dos testes vocacionais.  

O trabalho de Orientação Vocacional tem como propósito dar condições para que a pessoa possa fazer a sua escolha profissional. A ideia é legitimar suas necessidades e potencializar as suas habilidades, de modo que ela possa se reconhecer sujeito e protagonista da sua história profissional.

O trabalho parte do princípio de que não estamos apenas escolhendo uma carreira, mas desenvolvendo um projeto de vida. 

Quem eu sou? O que eu quero? E como farei para chegar aonde desejo? São as primeiras questões a serem trabalhadas no processo de Orientação Vocacional e o método transcorre através de atividades psicopedagógicas,  corporais, culturais e de pesquisas.  

É comum utilizarmos testes como recurso complementar de avaliação. Porém, não existe um teste que poderá afirmar sozinho qual profissão seguir. Alguns psicólogos preferem não utilizar testes, pois acreditam que a escolha será mais verdadeira se desenvolvida a partir de uma avaliação mais completa.

Durante o trabalho algumas vezes conta-se com a ajuda dos familiares e pessoas de referência pessoal e profissional. No entanto a construção, fechamento e decisão por alguma carreira são feitas  principalmente pelo participante.

Autora: Psicóloga Eloiza Rodrigues, CRP 06/78.682.

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha