O que esperar da terapia cognitivo comportamental para TOC

 

Técnica EPR lida diretamente com os comportamentos compulsivos

A terapia cognitivo comportamental para o transtorno obsessivo compulsivo utiliza a técnica de EPR (Exposição com Prevenção de Resposta). Esta técnica tem como objetivo aumentar a confiança de que o paciente pode lidar com a ansiedade no seu dia a dia, mesmo ao não realizar os rituais. 

O procedimento da EPR envolve simulações no consultório e prática direta na rotina do paciente, em que ele será incentivado a abandonar os rituais e a desenvolver comportamentos mais saudáveis e produtivos.

Pensamentos

Parte da terapia são conversas em que o psicólogo e o paciente verificam a falácia que seria tentar reduzir a ansiedade através dos rituais. O terapeuta cognitivo comportamental nas consultas faz uso da identificação, avaliação e junto com o paciente, da substituição de pensamentos disfuncionais por outros mais adequados à realidade.

Uma nova vida muito mais feliz

Certamente há desafios nos passos do processo terapêutico. É importante que o paciente saiba que estará apoiado, que pode errar e mesmo assim estará evoluindo. O psicólogo tem papel fundamental durante a trajetória, já que poderá minimizar os efeitos das pequenas falhas e motivar o paciente a continuar mudando.

O objetivo da terapia cognitivo comportamental é também repensar todas as possibilidades que o paciente tem para a sua vida e ajudá-lo a criar um espaço para isso se realizar.

Orientação psicológica online para Transtorno Obsessivo Compulsivo

A consulta psicológica online é um recurso facilitador e importante no processo de melhora para pacientes com TOC. Quando o paciente se encontra em um estado muito grave de sintomas, muitas vezes é indicada a maior proximidade entre as consultas. Dado o custo da psicoterapia em consultório geralmente ser elevado em relação à orientação psicológica online, muitos pacientes acabariam abandonando precocemente seu tratamento sem este recurso.

De toda forma, mesmo quando as consultas psicológicas ocorrem somente uma vez por semana, a acessibilidade digital possibilita com que cada paciente recorra a psicólogos especializados, mesmo quando não saberiam por onde começar a procurar em suas cidades.

Autora: Psicóloga online Carine Campos, CRP 12/10.960.

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha